quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Patriotismo

Nada Mais gratificante que receber o agradecimento do Censo 2010 na tv. Pode parecer besteira, mas fiquei tão feliz em receber a recenseadora, responder as perguntas e fazer parte de estatísticas. Pena que meu cachorro não entra na categoria "moradores". Se eu morasse na zona rural, isso seria diferente. Mas enfim.

Não sei vocês, mas sou orgulhosa do meu país. Corrupção, desigualdade, educação desvalorizada, ainda assim não moraria em nenhum outro lugar. Sou feliz de morar em Pelotas, a terra do doce. Sempre que caminho ou ando de carro pela cidade, admiro os casarões antigos, a arquitetura que se perde em meio a edifícios espelhados. Sou gaúcha, bairrista, e apesar de nunca ter participado em nenhum CTG, acho nossas danças e pilchas maravilhosas. Não escuto Mano Lima ou Gaúcho da Fronteira, não assisto Galpão Crioulo aos domingos, mas isso não me faz menos gaúcha. Também não acho Simões Lopes Neto tudo isso, mas sou gaúcha com G. Amo meu sotaque, falar "tu" é charme!

Tenho um sentimento engraçado: quando vou a um show ou jogo de futebol (tudo bem que só fui a 2 em toda minha vida, no Mineirão prá ver o Galo), quando estou assistindo um show como Paul McCartney ou Marisa Monte e olho para o povo, seja 300 pessoas ou 50 mil, me emociono. Estamos todos ali por uma única razão, unidos por um mesmo sentimento. Quando tem alguma desgraça, como a enchente de Santa Catarina há alguns anos, me dá uma vontade imensa de largar meu trabalho, sair correndo e ser voluntária. Se pudesse, trabalharia com o Luciano Huck na construção de casas.
E tu, tens algum patriotismo feroz?

Um comentário:

  1. Menina dos olhos lindos(são teus?)

    Gostei do seu texto, mas o melhor deles é que nas duas vezes em que foi ver futebol, foi exatamente pra ver jogos do "Glorioso", o meu Galo!....rsrs.

    Mas você pelotense, o que andava fazendo por aqui?

    bjo

    ResponderExcluir